Neve perfeita e vilas tranquilas em Zillertal

A região de Zillertal, com 32 quilômetros de extensão no sentido norte-sul, está cercada por muitos picos com mais de 3 mil metros de altitude. E foi aqui que encontrei ótimas condições para esqui alpino, charmosas vilas e paisagens de tirar o fôlego!

Texto & fotos: Ricardo Feres

Minha primeira parada da viagem pelos Alpes Austríacos foi em Zell am Ziller, uma bela e tranquila vila na parte sul de Zillertal, região do Tirol. Depois de alguns dias incríveis em Viena, eu já estava ansioso para esquiar e, mesmo sendo os últimos dias de fevereiro, o inverno estava firme e havia neve em abundância.

Frio mas muito divertido

As condições para esquiar estavam fantásticas, com pistas bem mantidas e vistas de cartão postal para todos os lados. A única coisa que para algumas pessoas poderia ser um problema, eu até gostei, que foi a onda de frio que veio naquela semana. No cume das montanhas o temômetro chegou a bater 21 graus negativos! Mas, como não existe tempo ruim, existe roupa ruim, não passei frio um momento sequer, já que tinha as roupas apropriadas para todo esse frio. E com temperaturas sempre negativas, a neve se mantinha em condições perfeitas mesmo com o sol batendo o dia todo. Para os aficionados por esqui alpino, Zillertal é um verdadeiro paraíso, com o perdão do clichê. São 179 teleféricos que levam os esquiadores para 515 km de pistas em 4 diferentes áreas.

Pistas para todos

As 4 áreas de esqui alpino são: Fügen-Kaltenbach, Zell-Gerlos, Mayerhofen-Hippach e Tux-Finkenberg. Uma pena que nessa viagem tive tempo de conhecer apenas duas, Zillertal Arena e Mayerhofen, ambas excelentes e, para a minha supresa e alegria, com poucos esquiadores, mesmo sendo época de férias na Holanda, um dos países que mais envia turistas para cá. Em Zillertal Arena as pistas em geral são um pouco menos largas que em Mayerhofen, mas não posso dizer que sãs estreitas. Um dos bons atrativos é a Arena Champions, que consiste em câmeras espalhadas pelas pistas que vão fotografando quem passa, e os esquiadores que visitarem 6 dos 13 pontos recebem suas fotos gratuitamente.

Harakiri – maior inclinação da Áustria

Assim como Zillertal Arena, Mayerhofen também é um local para esquiadores de todos os níveis, mas caso você seja adepto do fre-style, aqui vai achar uma das melhores pistas da Europa, com sliders e rampas para saltos com diferentes alturas. E para quem é muito bom no downhill, fica aqui a pista com maior inclinação da Áustria, a Harakiri, que tem 78% de inclinação no trecho mais difícil, um desafio mesmo para os mais experientes esquiadores e snowboarders. Você está pronto pra encarar? Bom, eu não estava, (ainda) não sou bom o suficiente para isso, mas mesmo assim foi divertido ver as pessoas descendo, algumas lutando pra não cair e outras como se estivessem passeando em uma pista azul.

Clique na imagem para a versão 360 °!

360° Foto: Ricardo Feres ©

Muito mais que esqui alpino

Com uma cultura de esportes de inverno tão sólida, é claro que em Zillertal há mais que esqui alpino, seja nas pistas ou fora delas. Você pode fazer esqui cross-country, descer as montanahs em trenós, caminhar com raquetes de neve, fazer escalada no gelo, patinação ou passear a cavalo em meio à uma incrível paisagem. Considerando que ainda há outrasd duas áreas de esqui, acredito que é preciso ficar pelo menos uma semana em Zillertal pra conhecer bem toda a região.

Comendo nas montanhas

Muitas  vezes ouvi de esquiadores brasileiros que comer nos restaurantes de montanha é caro e a comida pior que nas vilas. Bom, minh experiência em Zillertal me mostrou que isso não é uma regra, ao menos não na Áustria. Os preços me pareceram iguais aos bons restaurantes nasvilas e os pratos que comi estavam deliciosos, então se você também acha que não vale a pena parar de esquiar por um tempinho para comer, repense que eu acho que vai se surpreender.

Para mais informações, consulte o site da Zillertal Tourismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.