O Castelo de Riegersburg

Existem centenas de castelos medievais na Áustria. Muitos deles bem preservados e em locais fantásticos. O castelo de Riegersburg no sudeste da Estíria é impressionante, por dentro e por fora.

Texto: Arnold Weisz – Fotos: Ana Lucia Marcos & Arnold Weisz

Por qualquer direção que você chegar, o Castelo de Riegersburg se destaca. Ele se localiza no topo de um pico vulcânico a 480 metros acima do nível do mar. Não se preocupe, o vulcão foi extinto há alguns milhões de anos. Se você ama castelos e a Idade Média, esta é uma visita obrigatória.

Localização, localização, localização

Os cavaleiros do século XI sabiam como escolher o local para seus castelos, e Rudiger von Hohenberg construiu um impressionante castelo, que se destacava firmemente na região montanhosa no sudeste do estado de Estíria. Provavelmente não apenas pelas grandes paisagens que podiam ser vistas de suas terras, mas também pela defesa. Neste período do Império dos Habsburgo, o final da Idade Média era um período quase contínuo de conflitos armados, com brigas locais ou guerra entre os bávaros que habitavam a área e os vizinhos húngaros. Assim, o castelo foi sendo ampliado ao longo dos séculos até se transformar na fortaleza impressionante que você vê hoje em dia. Hoje, o Castelo de Riegersburg pertence à família principesca do microestado do Principado de Liechtenstein, que o comprou em 1822.

Explorando o castelo

Após atravessar a ponte e chegar ao primeiro portão, você verá os traços profundos da história, um exemplo são os trilhos do carrinho que cavaram sulcos profundos na rocha basáltica ao longo dos séculos. Surpreendentemente, os construtores do castelo cavaram um segundo fosso na rocha vulcânica para torná-lo ainda mais inacessível para qualquer atacante. Você pode subir até as muralhas das paredes externas. Entre as paredes interna e externa você encontrará uma oficina de ferreiro, onde você poderá assistir ferreiros verdadeiros realizando trabalhos especiais. Para os visitantes, quando chegar ao segundo portão, significa que você deverá pagar um pouco a mais para ir mais longe. No entanto, a taxa de entrada de € 12,50 vale a pena, uma vez que também lhe dá acesso aos museus.

Conhecimentos Históricos

O castelo abriga o Museu das Bruxas e o Museu das Armas, além de uma série de salas abertas ao público. O Museu das Bruxas conta as horríveis, mas verdadeiras, histórias sobre as bruxas que foram levadas perante a corte pelo Ducado do estado de Estíria entre 1673 e 1675. O Museu das Armas possui uma coleção substancial de armas desde a Idade Média até o século XVII. Não só para a guerra, mas também para fins de caça e execução. Você também pode experimentar as armas históricas, já que alguns itens como uma espada, um capacete de cavaleiro e uma arma podem ser manuseados pelos visitantes. Relaxe, eles obviamente não são utilizáveis ​​e estão acorrentados ou presos no lugar.

A vida no castelo

Existem 108 quartos no castelo e 25 deles estão abertos aos visitantes. Você pode caminhar pelo Castelo Riegersburg sozinho ou participar de uma visita guiada. Ao explorar o castelo por dentro não se esqueça de olhar para cima! Há algumas pinturas incríveis no teto de alguns dos salões do castelo. Por exemplo, o quarto 9 tem algumas obras de arte impressionantes pintadas por um desconhecido artista italiano em 1589. Que vergonha ele não assinou sua obra-prima para a história. Sem nenhum stress nós aproveitamos e visitamos todo o Castelo por dentro e gastamos algumas horas para percorrer calmamente todos os aposentos. Os quartos abertos ao público estão bem restaurados. Alguns vazios, outros preparados para mostrar como era a vida no castelo em determinadas épocas da história.

Vistas deslumbrantes

Você não precisa visitar o interior do castelo, mesmo que seja uma pena perdê-lo. Os ingressos para o castelo exterior e interior (incluindo museus) podem ser comprados separadamente. Se você quiser apenas desfrutar das vistas deslumbrantes da paisagem ao redor do castelo ou visitar o restaurante, isso só vai custar alguns euros. O sudeste do estado da Estíria é conhecido por seus muitos vinhedos e também, nos terrenos do castelo, as uvas crescem. Às vezes você pode encontrar alguns pássaros grandes vagando pelos jardins do castelo. Eles pertencem ao Greifvogelwarte Riegersburg, que cria aves de rapina. Apesar de não termos participado, existe o “Birds of Prey Flying Show”, que é um show que acontece diariamente e onde você pode ver o voo de diferentes pássaros como: corujas, falcões e águias.

Aldeia e parque aquático

A vila que fica logo abaixo do Castelo de Riegersburg, tem o mesmo nome do castelo, e também merece uma visita. Você encontrará alguns restaurantes e acomodações ao redor da pequena praça e nas ruas laterais. Nos dias quentes de verão há um parque aquático nas proximidades, o Seebad Riegersburg. É um pequeno, mas bem feito lago artificial, rodeado por um belo parque onde você pode passar o dia relaxando e nadando. Portanto, se você for ficar nas proximidades, Riegersburg tem atividades suficientes para mantê-lo ocupado por alguns dias, e é perfeito para famílias.

Anúncios

Um comentário sobre “O Castelo de Riegersburg

  1. Pingback: Castelos incríveis, palácios e mosteiros na Áustria – Viaje Austria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.