Áustria – O paraíso dos Esportes de Inverno

A Áustria no inverno é sinônimo de “Esqui nos Alpes”. Com cerca de 400 estações de esqui, podemos chamar a Áustria de um paraíso dos esportes de inverno.

Texto: Arnold Weisz – Fotos: Ana Lucia Marcos & Arnold Weisz & Ricardo FereS

O estado de Tirol é provavelmente o primeiro lugar que vem à mente da maioria das pessoas quando pensa em esquiar na Áustria. No entanto, o fato é que todos os estados, exceto Burgenland, no extremo leste, têm estações de esqui. Não é realmente uma surpresa, já que os Alpes dominam a paisagem austríaca. Fatores que também fazem da Áustria um verdadeiro paraíso dos esportes de inverno, são a enorme variedade de instalações e atrações nas estações de esqui. Não importa se você está procurando: um lugar familiar ou de festa, superluxuosos para os ricos ou apenas cabanas espartanas para humildes de esqui – a Áustria é o paraíso dos esportes de inverno alpino e sempre tem algo para todos.

A estação de esqui

A temporada principal geralmente começa em dezembro, mas para aqueles que não podem esperar, há alguns resorts de esqui de alta altitude com geleiras onde você normalmente pode esquiar em outubro ou novembro. Verifique os sites em: Kühtai, Obergurgl-Hochgurgl, Kaunertal, Ischgl, Dachstein, Hintertux, Piztal e Kitzsteinhorn. Os dois últimos estão localizados a mais de 3000 metros. As condições do clima e a profundidade da neve podem ser muito particular em cada localidade, e claro variam muito, mesmo no inverno. O mesmo se aplica por quanto tempo à neve cai no inverno e na primavera. Lugares como Lungau ou Obertauern são conhecidos por serem lugares onde a precipitação de neve é alta por longas temporadas, mesmo não estando entre os mais altos picos dos Alpes. Muitas vezes você pode esquiar, na maioria dos resorts de esqui, de meados de dezembro até o final de março ou início de abril. Como em muitos outros países da Europa, a Áustria tem férias de inverno (férias escolares) em fevereiro, tornando este mês o mais caro, e se você realmente prefere este período deve reservar com antecedência para obter as melhores ofertas.

Padrões altos

A Áustria tem regulamentos rígidos de segurança e todos os centros de esqui devem aderir a altos padrões técnicos em suas instalações. Os sistemas de transporte de elevação (teleféricos, trens de montanhas, gôndolas, etc) são de alta qualidade, bem conservados e a segurança é a maior preocupação. Não são apenas as leis e regulamentos que promovem os altos padrões, mas também a forte concorrência. Tanto a competição entre os inúmeros resorts de esqui na Áustria e de países vizinhos. Assim, a fim de atrair um fluxo constante de turistas, a Áustria precisa ter os melhores, mais desafiadores e mais divertidos resorts de esqui, para ficar no topo do jogo. Além disso, a Áustria é uma boa escolha porque os preços são geralmente mais baixos do que na França e na Suíça.


Turismo com estilo

Você encontrará de tudo, desde hotéis de luxo 5 estrelas a pequenas pousadas aconchegantes de gerência familiar. Com poucas exceções, a Áustria evitou construir grandes complexos hoteleiros de arranha-céus de concreto ou estações turísticas em massa sem nenhum charme. As estações de esqui na Áustria geralmente surgiram com a construção de um sistema de elevador perto de uma cidade ou vila já existente. Como os austríacos tentam preservar e cuidar das casas tradicionais ou históricas, você encontrará principalmente lugares autênticos e históricos para passar suas férias. Um bom exemplo de uma estância de esqui onde pode combinar esqui bom e variado com uma genuína aldeia austríaca é Hinterstoder na Alta Áustria. Apesar disto alguns resorts / aldeias de esqui foram construídos do zero em lugares onde não existia uma grande infraestrutura para suportar o fluxo de pessoas.

Depois de Esquiar (Après ski)

Quais as opções depois de um tempo esquiando? Para muitos, tão importante quanto o próprio esporte, é o tempo gasto fora das pistas de esqui. Aqui também o que é oferecido varia muito. A Áustria não significa mais apenas música clássica e vinho quente. Isto é passado. As estações de esqui oferecem aos seus visitantes diversão até altas horas da noite e proporcionam uma grande variedade de entretenimento para satisfazer pessoas de diferentes gostos e de todas as idades. DJs internacionais e artistas vêm regularmente e se apresentam em resorts de esqui. Na vila de St. Anton, por exemplo, existem locais como o Krazy Kanguruh e o Mooserwirt, que se tornaram lendários por suas festas “depois do esqui”.

Neve artificial

O único ponto em que a Paraíso Alpino da Áustria pode ficar um pouco atrás de seus concorrentes na França, na Suíça ou na Itália é o acesso à neve artificial. As regiões alpinas da Áustria, até agora, tiveram sempre condições de neve estáveis ​​em muitos lugares. Além disso, a Áustria está tentando evitar consequências ambientais indesejáveis ​​na produção irrestrita de neve artificial. Por outro lado, a mudança climática às vezes obriga as estações de esqui austríacas a aumentar o número de encostas com neve artificial, para garantir que seus elevadores operem durante toda a temporada. Para você, isso significa ótimas condições de esqui e longas temporadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.