O Castelo Aggstein no Danúbio

O castelo medieval Aggstein fica no alto de um penhasco a 300 metros acima do rio Danúbio. Oferece uma vista deslumbrante dos vales ao redor e nos da uma ideia de como era a vida na Idade Média.

Texto: Arnold Weisz – Fotos: Ana Lucia Marcos & Arnold Weisz: Top foto: © by Österreich Werbung, Foto: Homberger

Embora o Castelo Aggstein esteja apenas parcialmente restaurado, oferece uma ideia de como era a vida na Idade Média. Além disso, as vistas fantásticas de um dos rios mais poderosos da Europa, o Danúbio, também fazem valer a pena a subida da montanha. A maior parte do castelo está aberta aos visitantes. Escadas e passarelas de madeira tornam as partes não restauradas seguras para entrar. Recomendamos visitar o Castelo de Aggstein, mesmo que você não tenha o menor interesse em história ou arquitetura medieval. Explorar as ruínas, enquanto aprecia a vista espetacular, pode ser mais divertido do que você pensa.

A vida no castelo

Em toda parte do castelo, há indícios de como era a vida na Idade Média. Quartos ainda existentes e restaurados, como o Grande Salão e a Capela, dão a você uma dica de como o castelo foi ricamente decorado em seu auge. Além disso, você ainda pode ver e sentar em um par de banheiros medievais (banheiros com pontos de vista para o vale) nas paredes externas. O que pode parecer um interior rudimentar, na verdade era raro para aqueles dias e adequado à nobreza. Use sua imaginação e coloque-se em uma armadura brilhante de cavaleiro enquanto passeia pelo castelo. Pelo menos, o museu do castelo irá estimular a imaginação das crianças, com sua mistura da história e exposição de contos de fadas. Eles também fizeram algumas maquetes para mostrar o desenvolvimento do castelo Aggstein durante os 800 anos de existência.

Visitas guiadas

O Castelo Aggstein oferece visitas guiadas (em alemão e inglês) que demoram cerca de uma hora (€ 4,50 por pessoa). Você também pode fazer passeios individuais e aproveitar as partes que lhe interessam. Pegue um guia de áudio (€ 1,50 por pessoa) na entrada, que também está disponível na versão para crianças. Se você estiver com fome você pode saborear um lanche rápido ou de deleitar com um completo jantar, há um restaurante no castelo que tem excelentes vistas de algumas das suas mesas, e um agradável pátio para desfrutar de comida ou bebida.

História turbulenta

O rio Danúbio tem sido utilizado como uma via principal desde os tempos romanos. Durante a Idade Média, a construção de um castelo significava obter o controle militar e econômico da área. Suportar uma história relativamente turbulenta fez suas marcas em sua estrutura. As partes mais antigas do Castelo Aggstein são do século XII. Demolido e reconstruído várias vezes, o castelo mudou de aparência ao longo da sua história. No século XIV, muitas das características que você vê hoje começaram a aparecer. Em 1529, os turcos sitiaram o castelo e o devastaram antes de deixá-lo em ruínas pelos próximos cinco séculos. Em 2003, os trabalhos de restauração recomeçaram e o castelo hoje é um local turístico.

Anúncios

Um comentário sobre “O Castelo Aggstein no Danúbio

  1. Pingback: Castelos incríveis, palácios e mosteiros na Áustria – Viaje Austria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.