Destino de Viagem: ÁUSTRIA

Zillertal, Tirol, Austría

Em 2017, a Áustria recebeu 28 milhões de turistas. É certo que a Áustria é um dos principais destinos de inverno, mas as atrações de verão do país alpino também atraem multidões.

Texto: Arnold Weisz – Fotos: Ana Lucia Marcos & Arnold Weisz & Ricardo Feres

Por natureza, parece que a Áustria é feita para viajantes. Suas montanhas, rios, paisagens e eventos culturais inspiram todo tipo de turista para a realização de atividades ao ar livre. Acrescente a isso, uma longa e rica história e você terá um cenário fantástico para outra camada de atividades de férias. Os numerosos castelos, palácios e edifícios sagrados da Áustria, muitos dos quais são perolas arquitetônicas, imploram para serem visitados. Não admira que o país seja o 12º destino turístico mais visitado do planeta.

Incrivelmente diverso

Dentro de seus 83.879 km² (32.386 sq. Mi – um pouco maior que a Escócia, ou um pouco menor que o estado americano do Maine, a Áustria possui uma enorme variedade de paisagens. De seu ponto mais alto, o pico Grossglockner (com 3798 m) para o seu ponto mais baixo a 114 m perto da vila de Apetlon no estado de Burgenland. Cerca de ¾ do país é dominado pelos Alpes, com apenas cerca de 1/3 abaixo dos 500 metros (1.640 pés) acima do nível do mar. As partes mais planas são encontradas no leste, ao redor do lago Neusiedler See, que fica na borda das Planícies da Panônia. O norte, partes de SalzburgerLand, Upper(Alta) e Lower(Baixa) Áustria e o sudeste Styria (Estiria) e Burgenland são moderadamente acidentados.

Compacto

A Áustria é um país relativamente pequeno e compacto, o que facilita muito a exploração e visitação de muitas partes do país sem desperdício de tempo viajando de um lugar para outro. Se você está usando seu próprio transporte ou contando com transporte público, uma boa infraestrutura permite se movimentar confortavelmente. De qualquer maneira, a viagem em si já é uma parte importante da experiência. Não se limite a apenas transitar por rodovias ou utilizar o trem de alta velocidade, em vez disso, use seus pés ou uma bicicleta para explorar as pequenas vilas e parques, tenha certeza que você será recompensado. Porque, só então, você pode realmente apreciar tudo o que o país tem para oferecer.

Turismo sustentável

Quando um país pequeno e montanhoso, como a Áustria, recebe um grande número de visitantes, isso pode prejudicar o meio ambiente. Os austríacos se esforçam para oferecer a seus visitantes toda a diversão e aventura que eles pedem e, ao mesmo tempo, preservam sua natureza e cultura. Afinal, tanto a natureza quanto as opções de estadia/diversão têm um limite. O desenvolvimento de estações de esqui está sobrecarregando os ecossistemas alpinos. No entanto, não é apenas o impacto direto do turismo que preocupa os austríacos. Com a sua localização na Europa central, o país sofre com a enorme quantidade de tráfego, principalmente caminhões, que obrigatoriamente passando por ali para chegarem aos seus destinos.

Pela estrada

Não apenas as empresas lucram com a excelente rede viária da Áustria. Permite que os turistas visitem facilmente qualquer parte do país com um mínimo de problemas. Apesar dos Alpes quase dominarem todo o país, os austríacos conseguiram conectar completamente todas as partes do país. Você pode optar por percorrer as rotas cênicas, que é altamente recomendado, se você tiver disponibilidade de tempo, ou escolher o caminho mais rápido através dos túneis que interligam todo o país. Durante a alta temporada de férias, principalmente no mês de agosto, as principais rodovias costumam ficar congestionadas. Não tem problema, você também tem a opção de viajar confortavelmente por trem, à malha ferroviária da Áustria é enorme e leva você a todas as grandes cidade,s e também a maioria das vilas menores. Viajar de trem é uma ótima escolha, pois a paisagem que você desfrutará será quase sempre de tirar o fôlego.

Por via férrea

A Áustria está ligada a todos os seus países vizinhos por ligações ferroviárias. Uma vez que todos os seus vizinhos mais próximos estão afiliados à União Europeia (UE), a liberdade de viajar resultou numa cooperação estreita no setor dos transportes. Permiti que turistas e viajantes locais atravessem as fronteiras facilmente. Além disso, quando a Deutsche Bahn (DB) encerrou os seus serviços de trens noturnos há alguns anos, a empresa Österreichische Bundebahn (ÖBB), que é a empresa ferroviária federal Austríaca, herdou este mercado. Assim, você pode viajar em vagões modernos para a Áustria, vindos da Alemanha, Suíça e Itália, com a frota rápida da ÖBB Nightjet.

Pelo ar

Além do principal aeroporto Schwechat (VIE) em Viena, existem aeroportos internacionais nas cidades de: Innsbruck, Salzburgo, Klagenfurt, Graz e Linz. A empresa Austrian Airlines, que pertence à alemã Lufthansa, é a principal operadora. Os aeroportos mencionados acima têm boas conexões com os aeroportos alemães, como Frankfurt, facilitando a viagem ao exterior. Existe também, claro, voos domésticos na Áustria, mas para turistas há melhores maneiras de se locomover e aproveitar o país. Por exemplo, acredite ou não, por água.

Por água

A Áustria é completamente sem litoral. No entanto, o país ainda tem grandes portos e belos passeios pela água. O principal tráfego marítimo encontra-se no rio Danúbio, dos quais 350 km atravessam a Áustria. Cargueiros utilizam o rio Danúbio durante todo o ano, enquanto os navios de cruzeiro trazem turistas, principalmente no verão, para os portos de Viena, Wachau e Linz. Na região de Vorarlberg, no extremo oeste da Áustria, o país possui 28 km de costa no Lago de Constança (o terceiro maior da Europa). Do porto de Bregenz linhas regulares de transporte ligam a Áustria à Suíça e à Alemanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: