Viena – Uma Pequena e Surpreendente Capital na Europa

Viena não é a maior e nem a capital mais importante da Europa. No entanto, a capital da Áustria é um lugar divertido, fascinante e envolvente para se visitar.

Texto: Ana Lucia Marcos – Fotos: Ana Lucia Marcos & Arnold Weisz e coverFoto:  Daniel Gebhart de Koekkoek / Österreich Werbung ©

É desafiador escrever algo sobre Viena sem usar clichês e exagerar com os adjetivos. Mesmo assim a cidade é simplesmente um destino de viagem maravilhoso. A capital da Áustria é fascinante para quem ama história, arquitetura, delícias culinárias, música, arte ou simplesmente pessoas. Com isso em mente, a primeira coisa que chama a atenção quando você chega em Viena é a arquitetura grandiosa. Nunca acaba. Onde quer que você olhe, o passado colocou seu selo de “Luxuosamente Elegante” em Viena. No entanto, a maior cidade da Áustria não é apenas uma coleção de relíquias de grandezas do passado, mas também um lar muito moderno para 1,9 milhão de pessoas.

Longa historia

Tudo começou como um posto avançado celta, que ao longo dos séculos se transformou na cidade romana. Restos dos romanos ainda podem ser vistos na praça Michaelerplatz e sob o mercado Hoher Markt. Vindabona floresceu sob os romanos e no seu auge tinha entre 15-20.000 habitantes. Com a queda do Império Romano, Vindabona também caiu no esquecimento. Viena começou a levantar-se novamente de sua indiferença política quando o rei alemão Otto I venceu uma batalha contra os Magiares(hoje Húngaros) em 955 dC. Em 1145 a família Babenberg, que governou partes do que hoje é a Áustria, transferiu sua capital para Viena. De qualquer forma, a cidade começou seu caminho para a fama e a glória quando a dinastia dos Habsburgos chegou à cidade. Eles governaram seu império crescente de Viena por mais de 600 anos.

Principal destino turístico

Viena ainda era pequena e demorou um pouco para aumentar sua população. Em 1754, Viena tinha uma população de “apenas” 175.000 habitantes. Em seu auge, a cidade abrigava 2 milhões de pessoas em 1910. No auge do Império Austríaco, Viena era a capital de 50 milhões de pessoas. As 1,9 milhão de pessoas que hoje moram lá devem compartilhar sua cidade com 6,5 milhões de visitantes por ano. Viena é um destino turístico popular por muitas razões. Grande arquitetura, histórica e contemporânea. A abundância de eventos culturais. Uma enorme variedade de restaurantes que reflete não apenas a cultura culinária austríaca, mas também o ambiente multicultural que sempre foi a marca registrada de Viena.

Relaxar

Os destaques mencionados acima são apenas algumas coisas que você pode preencher seus dias quanto estiver em Viena. Férias nas cidades grande muitas vezes podem ser estressantes. Você tem muito a escolher e querer experimentar tudo isso. Especialmente se você estiver hospedado apenas por alguns dias. Visto que Viena não está isenta da agitação de cidade grande, há alguns oásis a serem descobertos. Além de alguns dos parques da cidade, há, claro, distritos que raramente são visitados pelos principais turistas. Você pode se aventurar sem nenhum preocupação e ver a cidade com segurança por conta própria. Viena é uma das cidades mais seguras do mundo. As taxas de criminalidade são muito baixas em comparação com outros destinos turísticos em todo o mundo.

Multinacional

Viena sempre foi e ainda é um caldeirão multinacional. A cidade atraiu pessoas de diferentes culturas ao longo de sua história. Durante o Império Habsburgo seus 50 milhões de habitantes vieram de um número infinito de diferentes grupos étnicos e todos colocaram sua marca na cidade de uma forma ou de outra. Dos 1,9 milhões de habitantes de hoje, 460.000 são cidadãos estrangeiros. Não só porque Viena foi nomeada “a melhor cidade do mundo em qualidade de vida”, mas também porque abriga inúmeras grandes instituições internacionais. Consequentemente, muitos aspectos culturais da capital austríaca são marcados e influenciados por seu povo multicultural. De qualquer maneira, a genuína cultura austríaca exibe um forte sabor a esta grande cidade.

Um comentário sobre “Viena – Uma Pequena e Surpreendente Capital na Europa

  1. Pingback: Aquário de Viena – Vida Selvagem, História da Segunda Guerra Mundial e Magnífica Vista da Cidade – Viaje Austria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.