Aquário de Viena – Vida Selvagem, História da Segunda Guerra Mundial e Magnífica Vista da Cidade

Se você acredita que já explorou uma quantidade suficiente de palácios imperiais, museus e cafés em Viena, sugerimos que você mergulhe de cabeça na água. Não literariamente claro, mas no aquário Haus des Meeres em Viena, onde você pode ver tudo, de tubarões-martelo a lagartos e macacos.

Texto: Ana Lucia Marcos – Fotos: Ana Lucia Marcos & Arnold Weisz & Hans Novak / Haus des Meeres © – Foto de Capa: Hans Novak / Haus des Meeres ©

Durante Segunda Guerra Mundial foram construídas várias torres de defesa, os chamados Bunkers. Aquele bloco feio, construído de concreto maciço, não pode muito ser utilizado hoje em dia, e destruí-lo é quase uma missão impossível. No entanto, em Viena, eles conseguiram fazer algo sensato em pelo menos uma das seis torres de concreto bruto que o exército alemão deixou para trás. “A casa do mar”, como é chamada em alemão (Haus des Meeres), na verdade não é apenas um aquário, mas também abriga um mini zoológico. A idéia é mostrar a natureza em interação, desde os peixes na água até os pássaros nas árvores. Não gosta de ficar debaixo d’água? Bem, dê uma olhada no teto ao comprar seu ingresso na entrada!

11 andares com peixes e animais terrestres

A Haus des Meeres possui 11 andares, onde são exibidos peixes de água salgada e doce. Além disso, um pequeno zoológico tropical foi adicionado. No zoológico você poderá observar a natureza, desde o chão da floresta e a lagoa dos jacarés até a copa das árvores. Os pássaros voam na sua cabeça e os macaquinhos ficam balançando nas árvores. Este é o mais próximo que você poderá chegar da uma floresta, sem realmente ir para lá. Além disso, os grandes compartimentos de vidro em ambos os lados da torre de concreto abrigam o zoológico tropical e o parque de crocodilos, respectivamente.

1 milhão de litros de água

Uma das vantagens de utilizar um bunker de concreto, é que o edifício foi projetado para suportar muito peso ou, nesse caso, o peso de mais de 1 milhão de litros de água. No quinto andar, você encontrará o segundo maior aquário, onde é possível observar tubarões, tartarugas marinhas, rochas, corais, anêmonas e muitas outras formas de vida marinha. Não são apenas as crianças que arregalam os olhos para admirar a incrível vida marinha atrás da parede de vidro grosso. Mesmo alguém já que tenha mergulhado na Grande Barreira de Corais, na Austrália, pode ter um encontro maravilhoso com tubarões de recife, tartarugas marinhas e, pelo menos, o peixo “Nemo”. Além de muitos pequenos aquários espalhados por todos os andares, você encontrará, no topo, o maior tanque de tubarão-martelo. Além disso, ao caminhar pelos corredores da exibição, ficará fácil absorver todo o conhecimento, pois tudo está sinalizado em alemão e inglês.

Mais do que apenas um aquário

Ao longo dos anos, a Haus des Meeres se tornou muito mais do que um aquário, pois também investiu em terrários onde você pode ver répteis, insetos e cobras. Juntamente com o ingresso, você também receberá um folheto com informações e um mapa da Haus des Meeres. Isso também permite que você escolha o que mais deseja ver, caso esteja ficando sem tempo ou se algum dos pequenos estiver cansado. Porque você pode nem perceber as horas voando se for assistir á todas as exposições e, alem disto, podem haver muitas crianças. Felizmente, existe um elevador em toda a torre, o que a torna um pouco menos cansativa. Decidimos começar pelo “começo”, ou seja, o primeiro andar e usar as escadas para acessar todos os andares. Por isso, foi muito bom sentar e aproveitar a “vida no mar” no grande aquário no último andar, antes de irmos para a última parada e aprender um pouco sobre a história da torre antiaérea.

Um pouco de história da Segunda Guerra Mundial

Se você estiver interessado na história da própria torre, eles oferecem duas visitas guiadas diárias em um pequeno museu atrás do grande aquário, no topo do prédio. Aqui você descobrirá um pouco da história por trás dessa torre e de uma história geral da guerra em Viena. Demora cerca de 20 minutos, incluindo um curta-metragem. A visita guiada e o filme são inicialmente apenas em alemão, mas os guias falam um pouco de inglês e explicam os fatos. Além disso, muito do que é mostrado é bastante autoexplicativo. Com um pouco de história na mala é hora de relaxar um pouco, apreciar a vista e digerir todas informações e impressões – ou algo para comer.

Melhor vista da cidade

Embora as vistas da cidade estejam longe de serem ruins quando você esta no Danube Towe (Donauturm) ou na Catedral de Santo Estêvão, a vista que você obtém de Viena da Haus des Meeres é realmente muito impressionante. No 9º andar você pode sair em uma laje que é uma saliência da torre (facilmente observada quando você esta do lado de fora do prédio e olha para o alto), e ver toda a cidade. A vista fica ainda melhor quando você alcança o 11ºandar, onde fica o Ocean Sky Café, e você terá uma vista fenomenal de 360 ° de Viena. Além disso é um local encantador para tomar um lanche ou café. Você não precisa mostrar o ingresso do aquário para visitar o café, simplesmente pegue o elevador e suba.

Para mais informações: Haus des Meeres – Aqua Terra Zoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.