Schneeberg – Caminhadas pela montanha para toda a família

Schneeberg – Caminhadas pela montanha para toda a família

Fácil de alcançar com o “trem-salamandra”, a montanha Schneeberg irá proporcionar uma excursão brilhante para toda a família. Não importa se você gosta de fazer caminhadas na montanha, ou simplesmente apreciar as vistas deslumbrantes, qualquer pessoa pode desfrutar de um dia na “Montanha da Neve”.

Texto e Fotos:  Arnold Weisz

A montanha mais alta da Baixa Áustria, Schneeberg (Montanha da Neve), com seu cume Klosterwappen de 2.076 metros de altura, oferece caminhadas próprias para famílias e vistas deslumbrantes. A apenas 80 km de Viena, é um destino popular para caminhadas para os vienenses e para os viajantes. Por isso, entrei no trem amarelo e verde de salamandra e segui para Schneeberg. Chegando ao topo, aprecie a vista de tirar o fôlego, antes de seguir pela trilha. Talvez até dê uma olhada na galeria de arte “TOP ART 1800”, o tubo de aço enferrujado ao lado da estação ou a pequena e charmosa capela Elisabeth. A partir do verão de 2019, a capela inciou uma reforma. No entanto, é para caminhadas que a maioria das pessoas vem para cá.

Caminhadas no planalto de alta montanha

Qualquer que seja a rota de caminhada escolhida, todos começam na estação montanhosa de Schneebergbahn. Em vez dos picos tão frequentemente irregulares cercados por subidas íngremes, o topo do Schneeberg é mais como um platô. Achei isso uma boa mudança, pois eu poderia caminhar bastante sem todas aquelas subidas longas e íngremes. Embora não falte completamente partes íngremes, as últimas partes sinuosas até o Fischerhütte (o lago) revelarão se você está em forma ou não. Além disso, descer do pico de Klosterwappen exige que você se mantenha atento. Encontrar o caminho de volta é muito fácil. Há uma trilha muito bem marcada no platô, levando você em círculos. Além disso, você pode ver a maior parte do percurso que irá realizar durante a própria caminhada. Não obstante, fiz a trilha de número 8 e consegui passar por três cumes com apenas uma caminhada.

<Clique nas imagens para ampliar>

 

Caminhada por 3 cumes

Partindo da estação ferroviária, a 1.798 metros, segui a trilha de cascalho até chegar o lago Fischerhütte, logo abaixo do pico Kaiserstein, a 2.062 metros. De lá, fui para o cume número dois. Foi fácil atravessar a cordilheira larga até o ponto mais alto da trilha, Klosterwappen, com 2.076 metros. Como o platô é amplo, oferece vistas completamente diferentes, dependendo do ponto de vista. No entanto, do cume você tem vistas espetaculares para o oeste, norte e sul. A melhor vista para o leste é a partir de Waxriegel, com 1.888 metros, logo acima da estação ferroviária, que é o terceiro e último pico nesta caminhada.

Vistas para o leste

Não querendo voltar atrás, peguei uma das trilhas menores à esquerda na Damböckhaus, que é a cabana da montanha no meio do platô. Ao seguir a trilha muito menos usada e estreita, subi ao cume de Waxriegel do lado norte. De lá, você tem excelentes vistas, se o ar estiver frio e claro, para Viena, para a Hungria e até para a Eslováquia. No cume Waxriegel, você pode ver a estação ferroviária, que fica a apenas 10 minutos de caminhada. Os 7,7 km levaram cerca de 3,5 horas, incluindo tempo suficiente para almoçar e apreciar as vistas deslumbrantes.

Alimento para corpo e alma

Chegando de volta à estação, tinha tempo de sobra para me deliciar com alguma delicia austríaca antes de pegar o trem até Puchberg. O restaurante Berghaus, ao lado da estação, serve os itens do menu austríaco padrão, como; Salsichas Frankfurter, Wienerschnitzel, Kaiserschmarrn e, claro, o famoso Schneebergkrapfen (massa folhada com cramberries e chantilly). Ou você desfruta da sua refeição no interior da cabana na montanha datada de 1898 ou no terraço, com direito a vistas fabulosas.

Ferrovia Schneeberg

A ferrovia é maravilhosa, pois permite que qualquer pessoa suba a montanha para apreciar a vista. Fora o pequeno desafio que com carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas, você precise superar o caminho de cascalho, para contornar a área ao redor da estação, o restante do passeio será tranquilo. O passeio de trem em si passa principalmente por uma floresta densa, mas aqui e ali, você tem excelentes vistas. Sente-se no lado esquerdo no caminho para cima e no lado direito descendo para ter a melhor vista. A ferrovia de engrenagem (é uma roda que acopla aos trilhos devido a inclinação), que começa na estação de Puchberg a 577 m acima do nível do mar, foi concluída em 1897, após um período de construção de 2 anos. O imperador Franz Joseph I ficou surpreso, tanto pela conquista técnica quanto pela vista deslumbrante, quando ele visitou a Ferrovia Schneeberg em 18 de junho de 1902 e viajou com o trem a vapor.

Conexão a Viena

Hoje, o tráfego regular na linha é feito por trens diesel-elétricos, que levam de 100 a 120 convidados para cima ou para baixo em uma pista que, no máximo, tem uma inclinação de 19%. No entanto, aos domingos e feriados, você pode optar por uma viagem de trem a vapor nostálgica. Verifique o site da Schneebergbahn para obter mais informações. Se você não tinha planejado um passeio como este, mas esta em Viena por alguns dias e quer fazer algo diferente, você ainda pode desfrutar dessa experiência nas montanhas. Você pode viajar diretamente de trem a partir de Viena, via Wiener Neustadt, em trens regulares de passageiros que chegam a vila de Puchberg. O trem de engrenagem e os trens regulares compartilham a estação, facilitando a troca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: