Mariazell – Fé, caminhadas, ciclismo e férias na Áustria

Mariazell é a cidade mais famosa dos austríacos quando o assunto é peregrinação, mas a pequena cidade idílica e a região ao redor dela também oferecem muitas atividades e é um ótimo destino de férias para toda a família.

Texto: Ana Lucia Marcos – Fotos: Arnold Weisz © & Ana Lucia Marcos : Foto de Capa: © by TVB Mariazeller Land / Mariazellerland Blog

Em um vale montanhoso ao norte, no estado da Estíria, você encontra a estância de férias Mariazell, que é particularmente adequada para famílias. Se você quer relaxar nas suas férias ou participar de diversas atividades ao ar livre, este é o lugar certo. Além disso, há também um pequeno lago nas proximidades, onde você pode nadar e praticar esportes aquáticos. No entanto, vamos começar conhecendo a própria Mariazell.

Famosa Cidade de Peregrinação

Chegamos bem na hora do almoço e encontramos um restaurante com um terraço em frente à praça principal, onde também tínhamos uma excelente vista da basílica. Durante um delicioso Wienerschnitzel, discutimos o que fazer em seguida e onde obter as melhores impressões de Mariazell. A primeira coisa, obviamente, a se fazer foi visitar a Basílica Mariazell. As duas torres laterais barrocas remontam do século XVII e a torre central gótica da basílica tem como data provável o século XV. Elas se sobressaem e ficam bem acima do resto da cidade de Mariazell. A basílica estabeleceu à pequena cidade como o mais importante local de peregrinação de católicos nesta região da Europa. A igreja, destinada a Virgem Maria, tem como data inicial o ano de 1266, mas tudo leva a crer que a data é ainda mais antiga e provavelmente remonta ao ano de 1157. Como nas basílicas da cidade de Aparecida do Norte no Brasil , ou na cidade de Fátima em Portugal, ou ainda na cidade de Lourdes na França, a igreja de Mariazell é um importante lugar para se visitar dos católicos. Os peregrinos católicos que visitam a igreja, alem de admirarem a grande beleza interna da basílica , anseiam por ver de perto a Nossa Senhora de Mariazell, que na Áustria é chamada de “Magna Mater Áustria”. A figura de madeira, de apenas 50 cm, é representada junto ao menino Jesus e é ricamente adornada com lindos vestidos decorados. Depois de fazer a visita obrigatória à magnífica e imensa basílica, ricamente decorada por dentro, fizemos um passeio pela cidade. Um bom ponto de partida é a praça principal (Hauptplatz), pois as ruas principais se irradiam daqui. Logo abaixo da basílica você encontrará um número infinito de barracas que vendem todo tipo de artigos religiosos. Na rua acima da Basílica, também chamada Hauptplatz, você encontra algumas das casas mais antigas de Mariazell. Embora seja agradável passear em Mariazell por uma ou duas horas, também queríamos subir a colina e ir até Bürgeralpe.

<< Clique nas imagens para ampliar >>

Atividades na montanha

A chamada “montanha da casa”, como costumam chamar na Áustria, a “montanha” de 1287 metros de altura Bürgeralpe, está localizada logo acima de Mariazell. Você pode chegar lá pelo elevador (que infelizmente estava fechado naquele verão devido às novas construções no centro da cidade), por um teleférico, de bicicleta ou a pé. Optamos pelo teleférico de São Sebastião, a apenas 15 minutos a pé da própria Mariazell. Há também um ônibus de traslado do centro da cidade para o elevador. Chegando ao topo, não há taxa de entrada para quem quer apenas apreciar a vista ou comer algo (2 opções de refeições diferentes).

Vista maravilhosa

A 1200 m acima do nível do mar na Áustria, ainda estamos bem abaixo da linha das árvores. Conseqüentemente, uma torre de observação foi construída em 1906, no pico, a fim de desobstruir a bela vista. A entrada para a torre Erzherzog-Johann-Aussichtswarte é gratuita e, após 100 degraus, estávamos no topo e pudemos desfrutar de uma vista maravilhosa em todas as direções. Há também uma caminhada fácil de uma hora no topo da colina, que leva a alguns pequenos lagos e outros pontos de vista. No entanto, se você ainda quiser mais atividades, vá para o Adventure Park

Parque de Aventura Bürgeralpe

As famílias devem visitar o parque de aventura Holzknechtland (Timber Loggers Camp) e Biberwasser (Beaver Creek), onde as crianças podem aprender um pouco sobre silvicultura através de exposições muito realistas, e até mesmo participando de flutuações de madeira. No Beaver Creek, há muitas atividades, incluindo a água é claro, e elas podem experimentar o garimpo de ouro. Além disso, um pequeno trem percorre os dois lagos artificiais, permitindo que todos façam uma excursão turística pelos lagos. O único inconveniente é que todos os painéis de informações estejam apenas em alemão. Quem quiser experimentar o Wake Board ou a bola de água deve ir ao Kristallsee. Nas noites de verão, várias apresentações musicais também são organizadas no palco que flutuam no pequeno lago. A propósito, ambos os lagos funcionam como reservatórios de água para os canhões de neve no inverno. Para mais informações: Adventure Park.

Sobre duas rodas, duas pernas ou com o teleférico

Existem várias maneiras de descer da montanha. Para quem gosta de terrenos íngremes sobre duas rodas, há uma ciclovia até Mariazell. Os entusiastas da bicicleta podem escolher entre três rotas diferentes de dificuldade variável. Aqueles que gostam de explorar, tem tempo disponível e gostam de andar, encontram várias trilhas para caminhadas no vale, saindo de Bürgeralpe. Mais longo, mais curto, mais plano ou mais íngreme, aqui você encontrará vários graus de dificuldade. É claro que você também pode pegar o teleférico novamente, e assim fizemos, e com isto também tivemos tempo de visitar o pequeno lago que vimos de cima.

Diversão no banho, no barco ou mergulhando no lago Erlaufsee

Nos ensolarados dias de verão, basta caminhar ou andar de bicicleta nos 4,5 quilômetros de Mariazell até o lago Erlaufsee. Se você chegar de carro, há estacionamento pago disponível. O lindo pequeno lago tem uma grande praia grátis, cais de banho, restaurante e aluguel de barco. Devemos admitir que 11°C no início de junho não foi muito tentador para nadar. Foi, no entanto, um bom dia para um delicioso almoço de peixe. No final do verão, a temperatura da água geralmente deve chegar a muito mais confortável 20-22°C. Para quem não se importa com a temperatura da água e possui um certificado de mergulho, a uma grande quantidade de peixes e você pode encontrar dois centros de mergulho à beira do lago.

Mariazellerbahn

Não conseguimos pegar o trem Mariazellerbahn, com trilhos estreitos, que o leva para o norte, através do idílico vale de Pielach e até vila de St. Pölten, capital da Baixa Áustria. A jornada de 85 km percorre 19 viadutos e 21 túneis, em uma bela paisagem florestal. Além disso, a linha de trem opera com tudo, desde trens elétricos modernos a trens nostálgicos antigos com locomotivas a vapor. Em algumas partidas, também existem carruagens panorâmicas disponíveis, que oferecem boas vistas extras. Estamos ansiosos para a nossa próxima viagem a Mariazell, quando iremos absolutamente fazer um passeio de trem.

A Mariazellerbahn, de trilho estreito, opera de tudo, desde trens modernos a trens históricos a vapor. Foto: Arnold Weisz ©
Para mais informações, consulte o site de: Mariazell Tourism

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: