Viajando de Trem pela Áustria

Mesmo que você alugue um carro, a Áustria é um país para ser descoberto viajando de trem. Você pode desfrutar de tudo, desde trens expressos e modernos através dos Alpes, trens a vapor nostálgicos e ferrovias de montanha com vistas inesquecíveis.

TEXTO: ANA LUCIA MARCOS – FOTOS: ARNOLD WEISZ © & ÖBB/HARALD EISENBERGER © & ÖBB / MAREK KNOPP © – FOTO DE CAPA: © BY HARALD EISENBERGER / ÖSTERREICH WERBUNG

Com um total de 4865 km de trilhos de trem, a Áustria possui uma rede ferroviária relativamente bem desenvolvida. Em comparação, a Noruega, que é quatro vezes maior que a Áustria, na verdade tem 600 km menos trilhos de ferrovias. Os trens são populares na Áustria e no horário de pico cerca de 570 trens estão nos trilhos ao mesmo tempo. Além disso, viajar de trem pela Áustria, ao invés de viajar de carro, não significa que você irá perder o que de melhor o país pode mostrar – pelo contrário, o trem percorre lugares que você não poderá ir de carro.

De avião para trem

A viagem de trem pode começar assim que você sai do avião. Se você voa para Viena, pode embarcar diretamente em um trem, como Innsbruck, na estação ferroviária do aeroporto. No entanto, sempre recomendamos que você fique alguns dias em Viena, antes de viajar para o próximo destino na Áustria. Os trens modernos e confortáveis tornam a viagem de trem uma ótima maneira de ver a Áustria. Além disso, os trens são ótimos para se deslocar rapidamente entre as maiores cidades, como por exemplo Viena – Linz – Salzburgo ou Viena – Graz. Um cronograma abrangente e partidas frequentes, permite muitas opções. Por exemplo, a rota Viena – Innsbruck funciona 12 a 14 vezes por dia e pode levar apenas 4 horas e 14 minutos. Em rotas como Viena – Linz – Salzburgo, os trens circulam a velocidades superiores a 200 km / h (125 mph), diminuindo o tempo de viagem.

Clique nas imagens para ampliar >>

Nas Rotas cênicas prefira ir devagar

Os trens expressos nem sempre são a melhor maneira de viajar. Se a paisagem acelerar pela janela, você realmente não poderá se divertir. Pegamos trens mais lentos em várias ocasiões. Como por exemplo, o trem entre Fehring, no estado da Estíria, até Viena. Demorou 3 horas e 20 minutos, incluindo uma mudança na Wiener Neustadt. No entanto, que viagem maravilhosa, já que o trem serpenteava lentamente por pequenas vilas, paisagens culturais e florestas. Em curvas fechadas, reduzimos para 30 km / h (19 mph), permitindo muito tempo para apreciar a paisagem. A maior parte da viagem se passa no estado da Estíria e contemplamos lugares que geralmente não se passa em um carro. Existem muitas passeios de trem na Áustria que são curtos, você pode optar por fazer apenas uns curtos ou se tiver fazendo uma longa viagem e parar nas grandes cidades da Áustria pegar um passeio de 1 dia para localidades próximas. Escolha o que melhor lhe agradar, existe uma infinidade de opções.

S-Bahn / Regionalzug

Os sistemas ferroviários regionais e suburbanos (os chamados S-Bahn) estão bem desenvolvidos e modernos. A maioria das cidades menores e grandes cidades possuem uma extensa cobertura de trem local. Esses trens costumam levá-lo às estações menores, onde os trens Intercity ou Express não param. Geralmente as linhas S-Bahn são encontradas perto das principais cidades, pois são frequentemente usadas pelos passageiros. Entretanto, esses trens também são muito úteis para turistas em viagens de curta distância. Além disso, como o S-Bahn tem partidas mais frequentes do que as rotas de longa distância, muitas vezes é uma alternativa mais rápida do que os próprios ônibus.

Através dos Alpes

Para os interessados em mais do que apenas o transporte entre os pontos A e B, os trens na Áustria também oferecem rotas panorâmicas. Uma das rotas mais pitorescas, entre Innsbruck (Tirol) e Feldkich (Vorarlberg), leva você pela selvagem paisagem alpina de Arlberg. A rota norte-sul entre Salzburgo (Salzburgo) e Villach (Caríntia) leva você através do maciço de Tauern. Embora os meses de verão atraiam mais turistas de trem para a Áustria, uma viagem de trem no inverno também pode facilitar suas férias de esqui e valerem muito a pena. Muitas das estações de esqui mais populares da Áustria, como St. Anton, Zillertal, Badgastein, Kitzbühel, Seefeld, Zell am See e Schladming, são facilmente acessíveis de trem.

Três classes

A principal empresa ferroviária da Áustria, a ÖBB, oferece três classes diferentes a bordo dos trens; Classe Econômica, Primeira e Classe Executiva. A maior diferença é mais espaço, serviço de alimentação, reserva de assentos e serviço extra, mais você paga mais pelo ingresso. A maioria dos trens na Áustria é moderna e possui amplo espaço, mesmo na classe econômica. Portanto, não faz sentido pagar pelas classes mais caras, a menos que você sinta a necessidade de viajar de forma mais extravagante e queira desfrutar de um pouco mais de luxo e tranquilidade durante a viagem.

Nightjet

A ÖBB também oferece serviços noturnos de sofá-cama ou vagão entre a Áustria e várias cidades na Alemanha, Suíça e Itália. Você pode até levar seu carro ou moto nos trens noturnos. Esse serviço poupa você por longos dias nas estradas da Europa e você pode desfrutar de uma boa noite de sono a caminho do próximo destino. Para mais informações, veja mais no site do Nightjet da ÖBB.

Viagens de trem especiais

Em toda a Áustria você encontrará trens especiais para turistas ou trens antigos, que oferecem viagens que circulam em trilhos especiais para funcionamento destes tipos de trens e onde não circulam os trens normais entre cidades. Essas viagens vão desde o trem a vapor histórico, aos ônibus ferroviários elétricos locais e os trens das ferrovias de rodas dentadas que levam você aos picos das montanhas. São muitos tipos diferentes para mencionar todos eles, mas recomendamos o Schafbergbahn, que o leva do lago Wolfgang até Schafberg a 1783 m acima do nível do mar. No pico, você terá vistas inesquecíveis do Salzkammergut. Em um tipo de paisagem completamente diferente, o Gleichenberger Bahn transporta passageiros entre a pequena cidade Feldbach e o resort spa Bad Gleichenberg, no sudeste da Estíria. Entre os habitantes locais, a rota é conhecida como “Jungle Express” (Dschungelexpress), pois o trem viaja por uma mistura de paisagens agrícolas e florestas densas em sua viagem de 21 km.

Trens para qualquer ocasião

Não importa se você está em viagem apenas de trem ou em viagens combinando voos e trens ou simplesmente em uma viagem de carro, você tem inúmeras oportunidades de conhecer a Áustria de trem. Além disso, a Áustria oferece serviços de trem não apenas para entusiastas de trens, mas para toda a família. Se você está procurando uma boa escapada com as crianças por algumas horas, ou se precisa de um transporte rápido e moderno de A para B, as ferrovias austríacas são o caminho para viajar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: